Quer investir as suas poupanças com segurança?

Querer investir o seu dinheiro, mas não saber por onde começar, é um dilema muito comum entre os portugueses. Portanto, se também está com esta dúvida, saiba que não é o único. O que deve saber é que quanto antes começar, melhor, e que vai ter de assumir riscos para obter rendimentos.

Além disso, quando decidir investir é prudente equilibrar o seu portefólio financeiro entre investimentos com capital garantido e produtos financeiros com maior potencial de valorização. É por isso que deve conhecer ativos com diferentes níveis de risco e optar por investimentos que sejam ideais ao seu perfil de investidor para que não deite fora anos de trabalho, esforço e poupança.

Mas, afinal, onde investir para ganhar dinheiro? Quais as melhores aplicações, até mesmo para um investidor iniciante? Veja as nossas dicas a seguir.

1. Fundos de investimento

A Bolsa de Valores é um caminho seguido por muitos na hora de investir dinheiro. Mas esta é uma opção que exige mais conhecimento por parte dos investidores. Para os desejam aventurar-se em investimentos, mas não estão devidamente seguros, os fundos de investimento de ações são boas alternativas.

Basicamente, os fundos são investimentos que têm a participação de vários investidores e são geridos por profissionais.

Embora esta seja uma maneira “mais fácil” para investidores iniciantes entrarem no mercado da Bolsa de Valores, os fundos de investimentos apresentam certo risco de rendibilidade. Estudar o histórico das ações é uma forma de evitar más decisões, mas não deve limitar-se a este ponto.

É também importante que o investidor escolha um bom corretor para o auxiliar e apoiar na realização dos investimentos. O corretor é um intermediário, entre o investidor e o mercado de valores, que facilita as transações. Contudo, este profissional irá receber uma comissão sobre o valor de compra e venda das ações, sendo que deve ter isto em conta no momento em que decidir aplicar as suas poupanças.

2. Gestão discricionária de carteiras

A gestão discricionária de carteiras funciona de maneira semelhante aos Fundos de Investimentos. A diferença é que, neste caso, há um controlo total da conta de investimentos. É como ter um profissional a trabalhar com o seu dinheiro a tempo inteiro.

As carteiras de investimento são normalmente estruturadas tendo por base perfis de investimento e são compostas por quatro classes de ativos: ativos de curto prazo, obrigações, acções e investimentos alternativos. 

Estas carteiras de investimento apresentam um risco mediano, uma vez que não são oferecidas garantias sobre os investimentos realizados.

3. Investir em crowdfunding

Até aqui, já percebeu que há diferentes opções de como investir para ganhar dinheiro. No entanto, se é um investidor com pouca experiência e deseja começar a investir como um profissional, sem ter de investir demasiado tempo e dinheiro, então o crowdfunding pode ser a melhor opção para si. 

O crowdfunding ou financiamento colaborativo é um método de financiamento coletivo, através do qual vários investidores contribuem com pequenas parcelas do investimento total necessário para avançar com determinado projeto.

Em Portugal, existem 4 modalidades de crowdfunding: Donativo, Recompensa, Empréstimo e Capital. A principal diferença entre elas é que as duas primeiras não oferecem contrapartidas financeiras, enquanto que as duas últimas oferecem aos investidores recompensas financeiras, nomeadamente, juros, lucros ou dividendos.

As principais vantagens para o investidor em crowdfunding são:

  • Diversificação de investimentos;
  • Acompanhamento permanente por parte das plataformas de crowdfunding;
  • Investimentos geridos por profissionais;
  • Contato direto com os promotores dos projetos;
  • Definição da própria estratégia de investimento;
  • Maior rentabilidade;
  • Investimentos sem comissões.

Em suma, ao delinear uma estratégia de investimento o investidor deve analisar os riscos e as variáveis das diversas ofertas de investimento. Para isso, convidamo-lo a saber um pouco mais de bons investimentos e de dicas de como poupar o seu dinheiro para que descubra as opções de investimento mais adapatadas ao seu perfil de investidor.