É possível investir com pouco dinheiro?

Muitas pessoas acreditam que é impossível investir com pouco dinheiro, mas estão enganadas, sabia? Existem diversos investimentos que é possível iniciar com pouco e ter um bom retorno mesmo com uma quantia baixa de capital.

Atualmente, há uma gama de investimentos que um investidor inicial pode deixar seu dinheiro a render, como ações, títulos públicos, empresas, imóveis. Por isso, se você deseja conhecer sobre esses investimentos, confira nosso post exclusivo sobre o assunto!

Ativos para investir com pouco dinheiro

Se deseja direcionar melhor as suas economias, saiba que é possível investir com pouco dinheiro. Conheça alguns investimentos que podem ser realizados nesse caso:

Startups

O investidor que está no início pode não conhecer, mas investir em startups é uma grande oportunidade para obter uma boa rentabilidade. Dessa forma, o investidor pode realizar investimentos em plataformas online e nas mais diversas áreas.

Nessas plataformas, é possível investir com pouco capital, sem necessidade de conhecimento da área, permitindo dessa maneira que os investidores coloquem o seu dinheiro a render de modo prático e seguro. A Crowdcube e a Seedrs são alguns exemplos de plataformas onde é possível investir com pouco dinheiro.

Ações 

Engana-se quem pensa que investir em ações é somente para quem já tem muito dinheiro. Também é possível investir com pouco dinheiro em ações. De modo geral, as ações são uma parte pequena do capital social de uma empresa. Assim, o investidor que compra esses ativos compra uma percentagem de uma empresa que, por seu turno, vende essas ações.

Para quem nunca investiu nesses ativos, o ideal é contar com um corretor de ações. Esse profissional facilita as transações, pois faz o intermédio entre o mercado e os investidores.

Além disso, em Portugal, diversos bancos fazem a intermediação entre o pequeno investidor e o mercado de ações, recebendo uma comissão sobre o valor das compras e vendas das ações dos clientes. 

Outras formas de investir em ações é utilizar plataformas específicas para isso. Alguns exemplos disso são ActivoTrade, GoBulling e a Saxo Bank, plataformas online que permitem a compra e venda de ações pelos investidores que desejam colocar seu dinheiro nesse ativo.

Uma atitude importante antes de escolher investir em ações é realizar um plano de investimento, que permite investir o seu dinheiro em ações, mas sem perder o equilíbrio financeiro ou comprometer outras áreas da sua vida com o desvio de recursos para fazer esse investimento.

Fundos mútuos

Os fundos de investimento mútuo são outro exemplo de que é possível investir com pouco dinheiro. Os fundos mútuos são uma forma de diversificar os seus investimentos, pois o investidor pode colocar o seu dinheiro em títulos de crédito, ações e outros fundos disponíveis no mercado.

Para realizar esse investimento, o interessado precisa de contar com um profissional de investimentos que faz a gestão do capital investido, permitindo que o investidor tenha o seu dinheiro gerido de maneira profissional e, consequentemente, ganhe mais dinheiro. Nesses fundos o investidor consegue ter acesso a todas as informações e atualizações dos capitais investidos.

Gostou de descobrir como é possível investir com pouco dinheiro? Então, leia outros textos e novidades no nosso blog!