Descubra porque dedicar mais tempo à família pode ajudar a sua empresa

Dedique mais tempo à sua família

Dedicar tempo à família é importante, não é? A maioria das pessoas trabalha exaustivamente e não consegue passar tempo de qualidade com os seus familiares. No entanto, são exatamente esses momentos que podem garantir o sucesso profissional e nos negócios. 

O uso adequado do tempo permite que os profissionais estejam mais bem-dispostos e melhora o seu desempenho e produtividade, o que é benéfico para que empresa consiga bons resultados.

Segundo um estudo da Universidade de Stanford, a produtividade cai quando ultrapassamos a carga horária de 55 horas semanais. Ou seja, trabalhar mais horas para ter melhores resultados não é uma boa opção. Descubra neste post porque é que dedicar mais tempo à família pode ajudar a sua empresa! 

Passar mais tempo em família diminui o stress

O stress está associado a diversos problemas de saúde, como pressão arterial alta, angina, enfarte, dores musculares e alterações de pele. E uma das causas do stress é o trabalho excessivo. 

Como uma das melhores formas de aliviar o stress é passar tempo em família, assim  consegue diminuir o stress e evitar os problemas de saúde associados. 

Melhora a produtividade 

A produtividade é importante para qualquer empresa, mas pode diminuir devido à falta de tempo para a família. Muitos empresários trabalham muitas horas por semana: alguns ultrapassam 70 horas semanais. 

Ao contrário do que muitos pensam, trabalhar muitas horas é mau para a produtividade e, segundo o estudo, as pessoas que trabalham 70 horas ou mais têm o mesmo desempenho de outras que trabalham 55 horas semanais. 

Relaxa o corpo e a mente 

A concentração e a disposição são essenciais para gerir uma empresa, e isso está diretamente relacionado a um corpo e mente relaxados. Assim sendo, aproveitar momentos de lazer e passar mais tempo com família ajuda a aliviar a tensão do dia a dia e a rotina de trabalho. 

Como passar mais tempo em família

Se deseja passar mais tempo em família, siga algumas destas dicas:

Esteja presente

Ao estar com a sua família, evite responder a e-mails, atender telefonemas ou resolver assuntos de trabalho. Esses momentos devem ser de dedicação total aos seus familiares.

Reserve tempo para a família

Construir laços com a família é fundamental, e não precisa de grandes aventuras e viagens para isso. Portanto, aproveite e passe momentos descontraídos com os seus filhos, veja um filme ou leve-os a passear ao parque ou a outro lugar onde todos possam ir juntos. 

Dê atenção a cada pessoa

Fazer atividades com toda a família deve ser uma prioridade, mas não se esqueça de reservar tempo para cada um dos membros da família, para passar alguns momentos em exclusivo com cada um deles. Escolha uma atividade diferente para todos e divirta-se com cada membro da família da maneira que cada um prefere, como ir ao cinema, a um parque, ao shopping ou a jogar futebol.

Seja um modelo para a sua família

Ao estabelecer uma rotina com mais tempo para a família, cria um modelo a seguir – o que promove o hábito de passar momentos de descontração e lazer com todos.

Encontre uma atividade que todos gostem

Muitas vezes, é difícil reunir toda a família para realizar uma atividade. Mas não se for uma atividade de que todos gostem! Assim, dedique algum tempo a descobrir uma atividade que possa ser apreciada por todos.

Como os empresários bem-sucedidos usam o seu tempo livre

Para provar que é possível passar tempo com a família, trouxemos alguns exemplos de empresários bem-sucedidos e o que eles fazem no seu tempo livre:

Elon Musk

Elon Musk, Um dos empresários mais visionários da atualidade, dono da Tesla e da SpaceX, também dedica o seu tempo livre à família, sobretudo à educação dos filhos. O empresário até criou uma escola onde as crianças podem escolher as matérias que vão estudar de acordo com as suas preferências e habilidades.

Bill Gates

Sempre envolvido em ações para a família e a comunidade, Bill Gates é um dos empresários mais bem-sucedidos do mundo, mas nem por isso deixa de aproveitar o seu tempo livre para contribuir de forma positiva para a sua família e comunidade. Um dos exemplos disso é a TerraPower, uma empresa que desenvolve energia nuclear de forma sustentável e acessível. Ao ter tempo para a família, lazer e comunidade, o empresário consegue ter um estilo de vida mais saudável, o que contribui para um bom desempenho na gestão da sua empresa.

Gostou de descobrir porque é que dedicar mais tempo para família pode ajudar a sua empresa? Então, leia outros textos e novidades no nosso blog!