Bitcoin: conheça as principais criptomoedas do mercado

Hoje, a Bitcoin já é uma realidade. Muitos empresários investem na compra e venda desta moeda virtual na tentativa de aproveitar as oportunidades que as criptomoedas oferecem.

Porém, mesmo com o seu grande sucesso, tanto a Bitcoin quanto outras criptomoedas ainda levantam dúvidas a muitas pessoas – e algumas não entendem o que é, nem como funciona, essa tecnologia.

Para responder a algumas dessas perguntas, preparamos este artigo a explicar o conceito da Bitcoin e apresentar outras das principais criptomoedas do mercado. Continue connosco e saiba mais. Boa leitura!

O que é a Bitcoin?

A Bitcoin é a primeira e a mais conhecida criptomoeda do mundo. A história desta criptomoeda começou em 2008, quando Satoshi Nakamoto publicou um artigo a falar sobre esta moeda virtual – e, embora Nakamoto seja tratado com uma pessoa real, nunca foi visto em carne e osso.

No ano seguinte, a Bitcoin foi lançada e tornou-se um dos principais meios de pagamentos virtuais do mundo. Não é preciso um intermediário para validar cada operação, como acontece numa instituição financeira ou outros órgãos.

Hoje, a Bitcoin é conhecida como uma moeda digital sem fronteiras, inovadora, segura – utiliza a tecnologia blockchain para resguardar dados e informações – e um registo digital, que as pessoas podem auditar para trocar as moedas de maneira descentralizada.

Quais são as principais moedas do mercado?

A Bitcoin foi, de facto, a primeira criptomoeda do mercado. Porém, o seu sucesso fez com que outras moedas virtuais surgissem. Conheça as principais! 

Ethereum

A Ethereum é uma plataforma descentralizada com capacidade de executar aplicações programadas, também chamadas de contratos inteligentes. A tecnologia que aplicada permite que as operações aconteçam sem nenhum tipo de interferência, fraude ou espaço de inatividade.

O blockchain utilizado pela Ethereum é público e faz parte de uma estrutura global, permitindo que os usuários movimentem valores financeiros, armazenem registos ou criem mercados, entre outros, sem qualquer intervenção de outras partes – tal como acontece com a Bitcoin.

A criptomoeda começou quando a Fundação Ethereum realizou a pré-venda do ether em 2014. O ether é uma espécie de token utilizado para pagamento de softwares e serviços tecnológicos.

Originalmente, a Etherum não foi criada para ser uma criptomoeda. Porém, hoje está entre as três moedas virtuais mais utilizadas em todo o mundo.

Litecoin

A Litecoin também é uma criptomoeda descentralizada e muito parecida com a Bitcoin, sendo uma derivação da moeda mais famosa do planeta. O modelo de blockchain utilizado aqui também é semelhante ao da Bitcoin. Contudo, existem algumas diferenças claras entre as duas moedas:

  • a Litecoin produzirá 84 milhões de moedas, contra os 21 milhões da Bitcoin;

  • as operações acontecem de forma mais rápida que com a Bitcoin;

  • utiliza o Scrypt como algoritmo de mineração.

Bitcoin Cash

A Bitcoin Cash foi criada a partir de uma proposta para melhorar a Bitcoin, mais precisamente para aumentar a capacidade do bloco de blockchain da criptomoeda. O resultado da melhoria foi uma nova moeda, a Bitcoin Cash, que nasceu a 1 de agosto de 2017.

Por utilizar uma réplica do mesmo blockchain, os criadores do Bitcoin Cash resolveram doar a nova moeda aos usuários da Bitcoin até ao bloco número 478558.

Onde comprar Bitcoins em Portugal?

Agora que já conhece mais sobre bitcoins e outras moedas virtuais, fique a saber como e onde comprá-las em Portugal. Estes são alguns sites confiáveis que recomendamos:

Coinbase

A Coinbase é uma empresa americana que realiza transações de compra e venda de criptomoedas para usuários em todo o mundo. O site é bastante intuitivo e o processo normalmente decorre sem grandes dificuldades. Pode comprar diferentes moedas virtuais utilizando a sua própria conta bancária, cartão de crédito ou de débito.

Changelly

Como diz o próprio site da empresa, a Changelly é uma casa de câmbio instantânea de criptomoedas. As transações acontecem sem o intermédio de terceiros, e tudo é realizado apenas entre os usuários. Aqui é possível comprar até 130 moedas virtuais diferentes através de cartão de crédito, sempre de maneira rápida e simples.

Unichange.me

Na Unichange.me é possível trocar, comprar ou vender Bitcoin, Litecoin, Ethereum e outras criptomoedas instantaneamente. A plataforma também é intuitiva e as transações acontecem 24 horas por dia. A grande diferença é que o site oferece um cartão pré-pago próprio, o que facilita a retirada mais rápida das moedas virtuais.

A Bitcoin e outras criptomoedas já são uma realidade. Por isso, é importante que todos os investidores estejam atualizados sobre estas e outras oportunidades de negócio que surgem diariamente na grande rede. Para se manter bem informado, continue a acompanhar o nosso blog.