5 formas de deixar o dinheiro a render ainda em 2019

A conta poupança sempre foi o investimento das pessoas que não gostam de correr riscos. Mas, com as taxas de juro baixas, essa não é a melhor opção para ganhar dinheiro. Assim, é preciso conhecer outros ativos mais interessantes e rentáveis.

Todos os anos há opções de investimento interessantes e mais rentáveis do que a velhinha conta poupança, e em 2019 não é diferente. Por isso, se quer pôr o seu dinheiro a render ainda em 2019, mas não sabe como, fique a conhecer neste post exclusivo as melhores formas de investimentos para este ano!

1. Certificados do Tesouro

Um dos investimentos escolhidos pelos portugueses nos últimos anos são os Certificados do Tesouro. A rentabilidade chega a 1,38%, caso o investidor deixe por um período médio de 7 anos. Contudo, essa rentabilidade pode ser ainda maior, caso o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal cresça nos próximos anos. Alguns exemplos de títulos em que pode investir são:

  • Certificados do Tesouro Poupança Crescimento: o título com juros de 0,75% no primeiro e segundo anos, mas que pode chegar a 2,25% nos últimos anos da aplicação. 

  • Certificados de Aforro: em janeiro de 2019, estes título pagaram 0,689% ao ano aos investidores.

  • Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável: indicado para investidores de retalho (investidores não profissionais). São títulos de dívida que podem pagar um juro mínimo de 1%.

2. Investimento em obrigações

A exposição à dívida do Estado português e à de outros países também é uma forma de deixar o seu dinheiro a render ainda em 2019, conhecida como “investimento em obrigações”. Para os pequenos investidores, não é possível comprar os títulos diretamente no mercado. Neste caso, a compra deve ser feita por fundos de investimento.

No entanto, os especialistas recomendam cautela aos investidores que pensam em comprar esses títulos, pois o Banco Central Europeu (BCE) está em a começar a subir os juros e parou de fazer compras líquidas de dívida pública.

Outra opção são as obrigações de empresas. Porém, também é necessário ter cautela ao escolher esse investimento. Segundo as gestoras de ativos do país, as taxas de juros mais elevadas e a diminuição do crescimento da economia podem afetar as perspectivas promissoras de retorno desses investimentos.

3. Ações de empresas pouco endividadas

Para diminuir a incerteza de investir nas ações de algumas empresas, deve preferir as empresas de grande dimensão, menos endividadas e mais estáveis. A indústria farmacêutica é um dos setores com os melhores indicadores, como crescimento, fluxo de caixas e balanços positivos, ideal para quem pensa em investir em ações. Em suma, é um setor que os especialistas consideram seguro. 

Além das farmacêuticas, as empresas de energias limpas também são boas escolhas na hora de investir, com perspectivas de ganhos a longo prazo.

4. Investimentos alternativos

Os investimentos alternativos são uma forma de diversificar os ativos – o que é indicado para quem quer investir ainda em 2019 e proteger-se da instabilidade do mercado. Por isso, é preciso seguir o provérbio: “não ponhas todos os ovos na mesma cesta”. 

Segundo os especialistas, para colocar o  seu dinheiro a render ainda em 2019, os setores mais indicados para investir são os seguintes: tecnologia, alimentos, bebidas ou finanças. Dessa forma, é possível criar uma carteira de ativos bastante variada e mais segura.

5. Imobiliário: o melhor investimento para deixar o dinheiro a render em 2019

Sem dúvida que o setor imobiliário é a estrela deste ano. O investimento nesse setor é um dos mais rentáveis e procurados dos últimos anos, e em 2019 converteu-se um refúgio para os investidores que desejam maior rentabilidade.

O crescimento do turismo em Portugal, assim como os incentivos do governo em programas para não residentes, tem aumentado o interesse dos investidores. A valorização dos imóveis em Portugal continua a crescer, e o investimento no setor é muito interessante para quem pensa em deixar o dinheiro a render ainda em 2019.

Além disso, o país está na moda, atraindo visitantes e moradores de todo o mundo, que procuram Portugal para fazer negócios, estudar e morar com mais segurança e qualidade de vida.

Todos esses fatores estimulam e “aquecem” o setor imobiliário, o que é benéfico para quem investe em imóveis no país. Os investimentos no setor são considerados muito atrativos e estão entre os mais rentáveis, com um rendimento à volta de 4%.

Gostou de descobrir as melhores formas de deixar o dinheiro a render ainda em 2019? Então, leia outros textos e novidades no nosso blog!